Projetos

Projeto Cidadão Consciente: Democracia Presente






4º Bimestre

Subtema: Cultura Afro

Estratégias
* Teatro - Tema: Resistência Negra;

* Dança;

* Exposição de trabalhos realizados ao longo do ano;

* Produção de Poesias;

* Gráfico comparativo de escolaridade, renda e expectativa de vida;

* Preconceito;

* Discriminação;

* Simulado do 4º ao 9º de escolaridade.


Obs: Produção textual será realizada em todos os bimestres, abordando os respectivos subtemas.

O objetivo do Projeto é trabalhar o aluno como um todo: em sua oralidade, expressão corporal, artes (propagandas) e talentos.







3º Bimestre

Subtema: Voto, um ato de democracia

Estratégias


* Eleições - representante de Turma;

* Criação do Grêmio Estudantil;

* Conscientização dos Direitos e Deveres dos alunos, o ambiente escolar através de cartazes, elaboração de normas disciplinares para serem utilizados em aula;

* Debate em sala de aula entre os candidatos;

* Pesquisa das eleições anteriores;

* Influência das novas Tecnologias (Propaganda Eleitoral);

* Papel da Mulher nas eleições atuais (direito à cidadania);

* Função de cada cargo eleitoral;

* Ciranda Literária;

* Simulado do 6º ao 9º ano de escolaridade;

* Concurso de Poesias do 4º ao 9º ano de escolaridade.



Projeto: Aulas de reforço



Justificativa:


A iniciativa deste trabalho foi devido a observação e grande número dos alunos com dificuldades na aprendizagem, principalmente em se tratando de leitura, escrita e raciocínio lógico.


Objetivos:


* Utilizar a leitura para alcançar diferentes objetivos: ler para estudar, ler para revisar, ler para escrever e para interpretar;

* Produzir textos escritos, considerando características do gênero, utilizando recursos coesivos básicos, revisando e aprimorando-os;

* Coordenar estratégias de decodificação com as de antecipação, inferência e verificação, utilizando procedimentos simples para resolver dúvidas na compreensão;

* Desenvolver o raciocínio lógico matemático.



Desenvolvimento:

As aulas de reforço serão ministradas contra-turno e por professor específico. Acontecerá duas vezes por semana (duas horas para as turmas do quarto ano e duas horas para as turmas do quinto ano), sendo o total de quatro horas diárias onde serão trabalhados português e matemática.



Conclusão:

Devido ao baixo número de alunos, o professor poderá fazer um atendimento individualizado, podendo explorar as possibilidades e recursos da linguagem que se usa no dia a dia para escrever, a partir de observação e análise de textos. Assim como, levar o aluno a calcular com agilidade, utilizando-se de estratégias pessoais convencionais, distinguindo as situações que requerem resultados exatos ou aproximados. Esclarecendo dúvidas, somando dificuldades apresentadas e avaliando a utilização de estratégias e verificação de resultados. Enfim, acreditamos que as aulas de reforço facilite o processo ensino aprendizagem.


Reunião para discussão do Projeto Político Pedagógico da escola










Palestra sobre a Dengue












PROJETO GERADOR: CIDADÃO CONSCIENTE, DEMOCRACIA PRESENTE



SUB-PROJETOS: MULHER (1º Bimestre)

COPA DO MUNDO (3º Bimestre)



COORDENADORA PEDAGÓGICA: SHEILA MARIA DO ROSÁRIO MOREIRA

PROFESSOR-COORDENADOR: EMANUELA TAVARES BRAGA TRINDADE

EQUIPE EXECUTORA: TODOS OS PROFESSORES DA ESCOLA

CLIENTELA: ALUNOS DO 4º E 5º ANO DO 1º SEGMENTO E OS ALUNOS DO 6º AO 9º ANO DO 2º SEGMENTO.



OBJETIVO:

Despertar nos alunos e na comunidade a consciência cidadã nos diversos temas abordados;

Promover a valorização da mulher em seus diversos segmentos de atuação;

Diminuir o preconceito social em relação a mulher;

Levar o jovem a entender e valorizar a importância da Copa do mundo no Brasil.




JUSTIFICATIVA:



O projeto visa promover ações capazes de conscientizar e valorizar o cidadão numa tentativa de diminuir as diferenças sócio-culturais presentes em nossa sociedade.



CARACTERÍSTICA DO LOCUS DO PROJETO:

A Escola Maria Ilka de Queirós e Almeida, foi inaugurada no dia 14 de maio de 1992, localizada no Bairro de Santa Catarina, há 17 anos atendendo aos alunos em dois turnos, atuando com alunos do 4º ao 9º ano de Escolaridade do Ensino Fundamental. A escola tem como sua maior meta o desenvolvimento das capacidades físicas, sociais e a formação básica do cidadão, buscando vínculos familiares, com finalidade no desenvolvimento do processo de construção de conhecimento.



ESTRATÉGIAS DE DESENVOLVIMENTO


* O desenvolvimento deste projeto será realizado por turma e de acordo com o nível de escolaridade, sendo orientado pelos professores de disciplinas afins.

* Todo material coletado e pesquisado pelo aluno deverá ser trabalhado pelo professor com toda a turma.

* Os alunos terão oportunidade de pesquisa com utilização de diferentes recursos: textos complementares, áudio, internet e biblioteca, que servirão de subsídios para se alcançar o objetivo do projeto, que é a aprendizagem.



CULMINÂNCIA


Após todo o trabalho desenvolvido em sala de aula será marcada uma data para a apresentação dos mesmos.




AVALIAÇÂO:

Será feita através da observação do rendimento e o do desenvolvimento do aluno considerando aspectos qualitativos e quantitativo em seu desempenho nos diversos instrumentos avaliativos apresentados.


Sub-projetos: Mulher Cidadã.



Desenvolvimento:

As turmas de 4º e 5º do 1º segmento deverá realizar as seguintes atividades: pesquisar sobre a mulher na música popular brasileira, a mulher poeta, a mulher nas diversas profissões atuais (médica, advogada, professora, dentista, administradoras, vendedoras, economia, engenheira, arquiteta, enfermeira, merendeira, gari, prefeita, vereadora, doméstica, etc.). Feito a pesquisa com textos, fotos e outros recursos, o aluno juntamente com o professor montará um painel temático. Aproveitando o tema acima será proposto aos alunos um concurso de paródia a ser realizado da seguinte forma: o professor montará equipes e cada uma fará uma paródia, cantará em sala de aula e os próprios alunos escolherão o 1º, 2º e 3º lugar de cada turma. Após o concurso de paródias, as duas turmas juntas escolherão o 1º, o 2º e o 3º lugar das duas turmas.

As turmas de 6º ano e as do 7º ano juntamente dom os professores de Português, artes e ciências poderão elaborar o túnel do tempo abordando a mulher ontem e hoje, suas dificuldades e conquistas. Abordará ainda as mulheres que se destacam pela sua atividade social no município. Sugestão: Os alunos farão pesquisas em livros, jornais, Internet, etc., buscando dados que relatem a situação da mulher ontem e hoje, após farão um túnel do tempo com mulheres de destaque de ontem, de hoje e do município. Poderão ainda convidar algumas mulheres personalidades ministrarem um depoimento.

As turmas do 8º ano juntamente com os professores de Geografia, Ed. Física e Matemática abordarão sobre a mulher do Brasil ontem e hoje nos seguintes aspectos:

a)valorização do trabalho;

b)preconceito social;

c)estatística- taxa de mortalidade, natalidade, escolaridade, expectativa de vida;

d)através da pesquisa do IBGE, os alunos farão o mapa do Brasil com os dados estatísticos contendo a quantidade de homens e mulheres em cada Estado.


Sugestão: Cada trabalho acima citado poderá apresentado como pirâmide etária, mapas, painéis estatísticos, etc.
As turmas do 9º ano trabalharão a lei Maria da Penha, sua importância e aplicabilidade através de um teatro que será apresentado no dia da Culminância.

Sugestão: a 901 fará várias apresentações teatrais em sala de aula demonstrando situações onde ocorrerá a aplicação da lei. Os alunos da turma selecionarão a melhor e a turma 902 fará um júri simulado onde a Lei Maria da Penha será julgada. Sugestão: os professores de História, Artes e Matemática, após o estudo da referida lei poderão dividir a turma em dois grupos, onde um defenderá e outro grupo acusará a lei.

Desfile de modas, concurso de poesias, música, gincana.

A mulher que tem mais filhos, a mais idosa , a mãe mais jovem.



Encontro com os professores de Língua Portuguesa

Gênero textual: Crônica.



Ano de escolaridade: 7º, 8º e 9º.


Professor: Márcio Lázaro.



Trabalho e desrespeito


Baiana e suas irmãs levantavam-se cedo todos os dias, por volta das quatro da madrugada, e sem tomar um sequer simples café da manhã, juntavam-se na carreta que transportava os trabalhadores para o campo de trabalho a outros homens e mulheres cujo destino lhes fora imposto por seus antecessores, pela própria sociedade em que viviam.

Durante todo o tempo de viagem, naquele hostil condução, misturavam-se o suor, as angústias e as frustrações aos anseios e esperanças de seres que ainda não tinham tido a oportunidade de conhecer a tão desejada democracia.

Baiana e suas irmãs trabalhavam para contribuir com o sustento de sua família, ou como outros preferem dizer, para a subsistência de sua família, pois pelo trabalho que realizavam apenas recebiam em troca uma mísera prestação pecuniária.

Tudo isso acontecia no bairro em que moravam e também em outros pontos da cidade em que moravam: homens e mulheres integrantes de uma sociedade que se diz democrática jamais viam de perto seus direitos respeitados.

E assim elas iam. E assim elas passavam suas vidas sem conhecer os direitos que a lei maior de seu país lhes assegurava.

De tempo em tempo, ao retornar do trabalho, sentavam-se as três irmãs sobre um tronco que lhes servia de banco. Sempre na mesma posição, Baiana e outra de suas irmãs viradas para frente da rua, e a entra irmã, a mais nova das três virada para o outro lado da rua.

E daquele momento de reflexão, paixões nasciam, esperanças acendiam-se, e convicções se construíam. Por mais imprescindível que parecesse àquelas mulheres, o desejo ardente de serem reconhecidas e terem suas almas libertadas tornava-se latente a cada dia.